Já postei fotos dela, agora, um pouquinho sobre mais uma criadora, para aguçar a criativade nessa semana que antecede a estreia...
Carmem sempre gostou de moda, desde criança. Influência da avó, costureira. Vinda de uma família de poucos recursos, quando bem guriazinha, na falta de bonecas, pegava os cachorros para modelos de suas criações. Aos 9 anos ganhou uma caixa de miçangas da vó – uma coisa finíssima naquele tempo, tanto que ela fazia e desfazia colares e pulseiras, para não gastar as pedrinhas em vão – que guarda até hoje. Aliás, Carmem sempre foi multidisciplinar: bijous, chapeus, tricô, o que viesse ela fazia.
Aos 11, quando ganhou a primeira boneca, já fazia até roupas para ela e as amigas. Mais tarde, fez um curso de desenho e molde, e começou a trabalhar fazendo desenvolvimento para outras confecções.
Em 1985, começou sua própria marca, com um top de couro. Ela fez um e o cliente gostou tanto que encomendou mais 100. Como precisava, também, do dinheiro, deu um jeito de fazê-los, e a partir daí nunca mais parou. Por vários anos trabalhou com couro. Depois, começou com a alfaiataria e roupas mais casuais.
Em 2000 é que começou a trabalhar forte em sua linha de festa, utilizando tecidos finos e diferenciados combinados a pedrarias riquíssimas – o que mais gosta de fazer.
Carmem é muito ativa: além de criar três coleções por ano (inverno, verão e alto verão), adora viajar, o que a inspira muito. Seu destino favorito é Londres, mas, na verdade, adora sair de casa – para qualquer lugar. Adora ver coisas bacanas na rua, decoração, design em geral, e está sempre criando. Tem até um caderninho, na cabeceira da cama, onde anota tudo.
Mas Carmem não se envolve só com a criação. Ela gosta de acompanhar tudo de perto: desde a produção até a loja, palpitando até na vitrine. Na fábrica, coordena 35 funcionários, na loja 5, mais equipes de bordado terceirizadas.
Carmem é uma das criadoras mais visionárias de Caxias. Já levou suas peças à Paris e, constantemente, aparece em programas de televisão e revistas importantes da área. Uma mulher no auge da vida, que aos 46 anos faz pilates, adora bichos e botas. Admira McQueen, Marc Jacobs, e tem paixão pelos shows da Madonna. É muito detalhista, curiosa e, por tudo isso, uma das 8 estrelas do documentário Criadoras de Moda de Caxias do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!